EDITAL 2016/01

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE ENSINO  DE
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – ACELE

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EDITAL Nº 01/2015

INGRESSO PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2016

A Associação Comunitária de Ensino de Línguas Estrangeiras comunica que estará aberto, no período de 03/03/2016 a 04/03/2016, o atendimento ao público  para o preenchimento de vagas nos diferentes níveis de línguas  estrangeiras oferecidas, conforme cronograma e disposições deste Edital, que será publicado no endereço eletrônico www.acele.com.br  .

1. Do Teste de Nível e do Atendimento.

  Os candidatos que já tenham conhecimento na língua pretendida deverão agendar-se, a partir do dia 11 DE FEVEREIRO até dia 26 DE FEVEREIRO de 2016 (ou enquanto houver vagas para agendamento), marcando hora, pessoalmente ou pelos telefones 3086-4008 / 3311-3979, para o Teste de Nivelamento, podendo ser testados em mais de uma língua, de acordo com a nossa disponibilidade. O teste de nivelamento não tem custo para o aluno. Este teste serve apenas para encaminhar o candidato ao nível da língua que lhe corresponda, não é obrigatório (neste caso o aluno ingressa no nível 1 da língua que quer estudar) e não garante a vaga. Os resultados dos testes serão divulgados no dia 02/03/2016 (Quarta-feira) a partir das 20h na porta de entrada da sede e no site.

Para o Atendimento, serão distribuídas fichas na porta do Centro de Línguas Estrangeiras- ACELE- (Av. Oswaldo Aranha, 894), às 7h30min, por ordem de chegada, constando em cada ficha um número, a data e o horário do atendimento. Será entregue apenas 01 (UMA) ficha de atendimento por pessoa (ver cronograma em anexo).

Os testes de nível e as Fichas de Atendimento, bem como o atendimento em si, não garantem a vaga do candidato a aluno.

  2. Da Inscrição

  A inscrição ocorrerá no ato de atendimento, conforme disponibilidade de vagas existentes na data. As listas de vagas (turmas, dias e horários) estarão afixadas na porta da ACELE e no site da escola, a partir das 20h do dia 02/03/2016 (quarta-feira).

  • ·         Para ingresso na turma iniciante de crianças de 8 anos (Children 1- turno da manhã) é necessário inscrever, pessoalmente ou por telefone,  o aluno em uma lista de espera  que se encontra na secretaria da escola. As turmas somente serão abertas havendo um número mínimo de dez alunos interessados e disponibilidade de sala e horário na escola. Os alunos serão chamados para a inscrição de acordo com a ordem da lista.
  • ·         Para crianças de 9 a 10 anos abrirá uma turma de Pre-Teen 1 no turno da manhã e outra no turno da tarde. Não haverá lista de espera para crianças de 9 a 12 anos, os pais ou responsáveis deverão concorrer à vaga assim como para os demais níveis.
  • ·         Para alunos de 11 e 12 anos abrirá uma turma de Teen1 no turno da manhã e duas no turno da tarde. As inscrições para Pre-Teen1 e Teen1 ocorrerão no dia 03 de março (dia de matrícula de nível 1).
  • ·         Caso o aluno não consiga vaga em nível iniciante, será aberta uma lista de espera. Os alunos da lista de espera serão chamados se uma nova turma for aberta, mas isso somente ocorrerá se a ACELE tiver disponibilidade de sala e professor. As listas de espera para todos os níveis terão validade até 14/03/2016.
  • ·         Ver disponibilidade de turmas, horários e vagas no site da escola no dia 02/03/2016.
  • Candidatos que fizeram o teste de nivelamento somente poderão se inscrever no nível para o qual foram qualificados.
  • O candidato, no ato da inscrição, poderá se inscrever em mais de uma língua, se houver vaga.
    • Candidatos menores de 18 anos de idade deverão ser representados por um responsável legal maior de idade, que poderá inscrever mais de um candidato tratando-se de candidatos irmãos. Os candidatos maiores de 18 anos poderão ser representados, mediante procuração (não é necessário reconhecer em cartório).

  3. Documentação Necessária

  • Será considerado inscrito apenas o candidato que, no dia e horário de seu atendimento, apresentar cópia do RG, cópia do CPF, cópia do comprovante de residência com CEP legível, uma foto 3 X 4. Caso seja estudante, cópia do atestado de matrícula no Ensino Fundamental, Médio ou do curso de Graduação atualizado.
  • ·         Os candidatos menores de 18 anos deverão apresentar seus documentos e os documentos do responsável, salvo o atestado de escolaridade.

 

  • ·         É imprescindível a apresentação dos documentos acima citados para que a inscrição seja efetuada. A não apresentação dos documentos no Ato da Inscrição implicará na perda da vaga.

  4. Da Continuidade

A vaga para o semestre letivo subsequente estará assegurada, mediante aprovação, para o nível seguinte da língua em que o sócio-aluno estiver inscrito, nos mesmos dias e horários do semestre letivo em curso. A não efetivação da reinscrição no dia e horário  indicados implica desistência por parte do aluno, ficando a vaga disponível para a troca de horário ou inscrição de novos candidatos.

Poderá solicitar a reinscrição o sócio-aluno em dia com a contribuição social e biblioteca da escola bem como estar regularmente inscrito na ACELE com frequência mínima de 75% do total de encontros e com nota 7 (sete) para aprovação nas avaliações finais.

  • ·         O associado-aluno que desejar cursar o nível seguinte da língua em turma distinta daquela em que estiver inscrito (troca de turma), estará sujeito à disponibilidade de vagas existentes no dia 15/7/2016. Após esta data, fixada pela Coordenação Pedagógica Geral e pelo Conselho Consultivo da ACELE, o aluno poderá efetuar a troca, se houver vaga, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$38,00.

 5. Do Início e Término das Aulas

As aulas do primeiro semestre letivo de 2016 do Centro de Línguas Estrangeiras têm início e término nos dias previstos conforme quadros abaixo, incluindo-se os períodos destinados às avaliações finais e reinscrições.

  TURMAS INíCIO TÉRMINO
2ªX 4ª 14/03/16 27/06/16
3ªX 5ª 08/03/16 28/06/16
2ªFEIRA 07/03/16 04/07/16
3ªFEIRA 08/03/16 05/07/16
4ªFEIRA 09/03/16 06/07/16
5ª FEIRA 10/03/16 14/07/16
6ªFEIRA 11/03/16 08/07/16
SÁBADO 05/03/16 09/07/16

6. Considerações Finais

  A inscrição e futuras reinscrições implicarão no conhecimento do disposto neste Edital de Ingresso e aceitação das condições nele contidas. Casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Pedagógica Geral ou pelo Conselho Deliberativo da ACELE. As inscrições serão homologadas na primeira semana de aula.

A Associação Comunitária de Ensino de Línguas Estrangeiras atende os candidatos interessados a preencherem as vagas nos diferentes níveis de Línguas Estrangeiras obedecendo ao critério de categorias:

 CATEGORIA DE SÓCIO CONTRIBUIÇÃO
1°- Educação Básica (Estudantes do Ensino Fundamental e Médio e do Ensino Superior (Universitários) – aulas de 1h15min (2 encontros semanais), 2h (01 encontro semanal).     R$590,00
2°- Comunidade em geral (não estudantes ou estudantes de Cursos Pré-Vestibulares, Cursos Profissionalizantes e Cursos Supletivos).   R$670,00

  ***OBS: Na taxa de Contribuição Social não está incluído o material didático. O pagamento poderá ser parcelado em: 50% do valor no dia da inscrição, 25% em trinta dias e o restante (25%) em 60 dias. O pagamento deve ser feito no prazo para o aluno não perder a possibilidade de parcelamento na continuidade do curso.

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO

Os Testes de Nivelamento ocorrerão entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março , de acordo com a prévia marcação feita na secretaria.

 A) Inscrição para os candidatos de todas as categorias para os níveis iniciais (INGLÊS BÁSICO1, Pre-Teen 1, Teen1;  ESPANHOL 1, ALEMÃO 1 e FRANCÊS 1)

    5ª feira03/03/2016    A partir das 7h30min   DISTRIBUIÇÃO DE FICHAS PARA

 ATENDIMENTO

  5ª feira03/03/2016   Das 8h às 12h edas 14h  às 19h30min ATENDIMENTO

   B) Inscrição para candidatos de todas as categorias e de todas as línguas dos demais níveis.

   6ª feira04/03/2016    A partir das 7h30min   

DISTRIBUIÇÃO DE FICHAS PARA

ATENDIMENTO

6ª feira04/03/2016  Das 8h às 12h eDas 14h às 19h30min                ATENDIMENTO

 

 Porto Alegre, 15 de janeiro de 2016.

Ana Paula Spier Brum

Coordenadora Pedagógica Geral.

 

OBS: Porto alegre, 18 de março de 2016.

Conforme nosso Estatuto, segue os direitos dos associados:

 

DOS DIREITOS DOS ASSOCIADOS

Artigo 7º. São direitos dos associados colaboradores:

I – Participar das aulas de língua(s) estrangeira(s) em que estão inscritos e das atividades culturais da ACELE;

II – Rescindir a prestação de serviços e deixar de ser associado colaborador quando julgar necessário, formalizando seu pedido junto à secretaria da Associação, desde que presentes as seguintes condições:

a)                  Não estar em débito com a Associação ou quitar os débitos porventura existentes;

b)                 Formalizar o seu pedido de desistência, junto à Secretaria, de acordo com os seguintes incisos:

I – Os associados colaboradores estudantes da graduação, mediante comprovação junto à secretaria, poderão desistir até 10 (dez) dias antes do início do semestre letivo da ACELE, que será divulgado no site e no mural da associação.

II – Se a formalização do afastamento se der durante os primeiros 10 (dez) dias após o início do período letivo da ACELE será descontado, proporcionalmente, o valor correspondente ao número de aulas transcorridas.

III – Para os casos previstos nos incisos I e II, será retido pela escola o percentual de 20%, a título de taxa de administração, conforme disposto pela legislação, doutrina e jurisprudência aplicáveis à espécie.

IV – Pedidos de afastamento a partir de 10(dez) dias  após o início do período letivo da ACELE não terão direito à devolução de quaisquer valores, salvo por motivo de saúde devidamente comprovados por laudo médico.

V – Os incisos deste artigo terão a devolução regulamentada pelo Regimento Interno.

VI – Todos os associados colaboradores perderão o direito definitivo de parcelamento em caso de reincidência em inadimplência e/ou desistência, sem considerar o curso intensivo como regularizador da situação.

c)                  Reintegrar-se ao quadro social, desde que em dia com a contribuição pecuniária associativa e aprovado pelos associados efetivos.

Art. 8º. Nenhum associado poderá ser impedido de exercer direito ou ter a prestação de serviços que lhe tenha sido legitimamente conferido, a não ser nos seguintes casos:

I – Quando associado colaborador:

a)                  Estiver em atraso no pagamento da contribuição pecuniária associativa por um prazo superior a 30 (trinta) dias;

b)                 Demonstrar comportamento incompatível ou que cause transtornos às atividades propostas em sala de aula, conforme disposto no Regimento Interno da Associação.

II – Quando associado efetivo:

a)                  Quando o associado estiver afastado de suas atividades por mais de 30 (trinta) dias ou deixar de participar por mais de 03 (três) reuniões mensais dos associados, com ressalva aos casos previstos no Regimento Interno.

b)                 Quando o associado não cumprir com o disposto na seção III desde Estatuto Social.

c)                  Houver atraso superior a 30 dias no pagamento da contribuição pecuniária associativa a ser estabelecida pela ACELE, nos termos do presente Estatuto.

d)                 Houver indícios de irregularidades por atos de gestão, praticados no exercício da função, autorizando o seu afastamento do cargo diretivo e atividades que estiver exercendo.

 

 

Ana Paula Spier Brum

Coordenadora Pedagógica Geral.