Agende aqui seu
teste de nivelamento

8 MOTIVOS PARA COMEÇAR A APRENDER ALEMÃO HOJE!

//8 MOTIVOS PARA COMEÇAR A APRENDER ALEMÃO HOJE!

8 MOTIVOS PARA COMEÇAR A APRENDER ALEMÃO HOJE!

Estudar alemão, ou outro idioma estrangeiro tem diversas vantagens, que vão desde impulsionar a vida profissional como também poder viajar para o exterior sem medo de passar dificuldades. No entanto, na hora de escolher que língua estudar, poucas pessoas escolhem com segurança o alemão. Afinal, quem é que encara sem hesitar o desafio de aprender esse idioma arranhado e com reputação de ser um dos mais complicados do mundo?

Por esse motivo, decidimos mostrar que apesar da fama, a língua de Kant e Goethe não é assim tão difícil e que na realidade não faltam motivos para perder o medo e começar a estudar alemão.

Confira 8 motivos para aprender alemão:

1. Viajar pela Europa

O alemão é a língua com mais falantes nativos da União Europeia. É o idioma oficial na Alemanha, Áustria e em Liechtenstein, além de ser o idioma cooficial em Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Itália, Dinamarca, Hungria e Polônia. Ou seja, aprender o idioma lhe abrirá portas em muitos locais do mundo , como também quem sabe alemão poderá trazer de suas viagens impressões mais profundas e autênticas não apenas dos países de língua alemã, mas também do Leste Europeu. Assim, aprender alemão significa obter uma ideia da vida, dos anseios e sonhos das pessoas de países de língua alemã com as suas sociedades multiculturais.

2. Ter acesso a oportunidade de trabalho em empresas multinacionais

Existem algumas empresas alemãs com filiais no Brasil que podem lhe dar oportunidades de emprego. Você sabia que a cidade com mais empresas de origem  alemã fora da Alemanha está no Brasil , na cidade de São Paulo? No Brasil, o capital alemão representa aproximadamente 10 % do Produto Interno Bruto (PIB) industrial, segundo dados da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha. Diante disso, são comuns as oportunidades de emprego em empresas de origem alemã, como por exemplo: BMW, Volkswagen, Bosch, Audi, entre outras. Desse modo, saber o idioma tende a ser um diferencial importante, pois a comunicação com a sede é usualmente necessária. Durante o processo seletivo, o conhecimento do idioma representa a real chance de passar na frente de muitos candidatos, visto que não há muitas pessoas que dominam a língua alemã.

3. Cultura, livros, filmes

Mesmo se você não pensa em viajar ou impulsionar a carreira com o idioma , ainda assim existem excelentes motivos para aprender alemão. Se pararmos para pensar em toda a riqueza cultural dessa língua , já ficamos com vontade de aprendê-la: da literatura à filosofia, passando por história, cinema, música e artes plástica, podemos citar inúmeros nomes de grandes homens e mulheres que falavam esse idioma: Friedrich Wilhelm Nietzsche, Sigmund Freud, Karl Marx, Johann Wolfgang von Goethe, Franz Kafka, Stefan Zweig, Wolfgang Amadeus Mozart, Johann Sebastian Bach. São muitos os pensadores, filósofos, escritores de língua alemã internacionalmente conhecidos em diversas áreas do conhecimento. Por isso, poder ler tantas obras em sua versão original representa mergulhar de forma ainda mais autêntica nas ideias geniais e originais dessas personalidades históricas. Assim, você terá a oportunidade de assimilar os conteúdos desse idioma de forma original, sem erros de tradução ou mudança no sentido, além daqueles que não oferecem opção de tradução.

4. Estudo

A Alemanha está em 6º lugar entre 87 países na produção anual de livros novos, atrás apenas da Índia, Reino Unido, Estados Unidos, China e Rússia. Em diversas áreas como Direito, Engenharia e nas Ciências, saber alemão dá acesso à vasta bibliografia de estudo. O alemão é o segundo idioma mais importante da ciência, do mesmo modo, está em terceiro lugar no mundo na contribuição para a pesquisa e o desenvolvimento, além de fornecer bolsas de estudo para a pesquisa a cientistas.

Estudantes que buscam oportunidades no exterior de se qualificarem , encontram na Alemanha excelentes oportunidades. E engana-se quem pensa que para estudar na Alemanha precisa de muito dinheiro; além das inúmeras bolsas que são oferecidas anualmente, para cursar muitos mestrados é necessário pagar apenas uma taxa que varia de 300 a 500 euros por semestre, segundo o site do Goethe Institut , o que se formos comparar com o Brasil ou outros países os preços são bem acessíveis.

5. Economia Sólida

A Alemanha é uma das economias mais sólidas do mundo. Atualmente, está entre os três maiores exportadores globais, apresenta índices de desemprego baixos e crescimento per capita alto. O país também conseguiu passar à margem de crises que atingiram os Estados Unidos e o restante da Europa nas últimas décadas.

6. Sustentabilidade

Todos nós sabemos o quão importante é adotarmos hábitos mais sustentáveis, mas  nem sempre é fácil praticarmos esses hábitos. Nesse sentido , a Alemanha nos dá diversas lições nesse campo. O país germânico  é conhecido por suas ciclovias , pelo costume de separar o lixo e pela primeira boutique de alimentos sem embalagens do mundo, na qual os produtos são vendidos a granel e os clientes incentivados a levarem seus potes de casa. Segundo os dados do site Sustainable Cities Index, as cidades alemãs estão entre as mais sustentáveis do mundo em rankings divulgados por diferentes instituições. Frankfurt, Hamburgo e München estão entre as 10 campeãs da lista de 2016 do índice de Cidades Sustentáveis da Arcadis, empresa de consultoria global.

7. Para conhecer a história de seus antepassados

Nos últimos 200 anos, muitas pessoas migraram da Europa Central para a América do Sul, principalmente para o nosso estado (Rio Grande do Sul). Na maioria das vezes , seus descendentes  costumam se interessar pelo país e cultura dos seus avós e bisavós; e quem não gostaria de conhecer mais sobre suas raízes?!  Entretanto, quem deseja saber mais sobre sua descendência e conhecer a pátria dos antepassados , dificilmente conseguirá fazê-lo sem falar alemão.

8. E por que não? Não é tão difícil assim 🙂

Estudar uma nova língua sempre nos traz alguns desafios. É preciso tempo para absorver vocabulário, persistência para compreender a gramática e coragem para se jogar nessa aventura. E com o alemão não é diferente, mas isso não significa que a língua seja mais difícil que as demais. Por isso, a ACELE está aqui para transmitir todo o aprendizado da língua de uma forma lúdica, fácil e prazerosa, com profissionais qualificados para ajudar-lhe nesta aventura de desbravar um novo idioma de forma atenciosa e única.

Então.. Vamos começar a aprender Alemão?

Se ficou interessado, entre em contato conosco!

Professora Daisy - Porque fazer um intercâmbio

Franciele da Silveira Rocke
Professora de Língua Alemã da ACELE

Publicado em 09 de agosto de 2019.

De | 2019-08-09T15:07:03+00:00 agosto 9th, 2019|Categoria: Alemão|0 Comments

About the Author:

Deixe um Comentário

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.